DIA 161: QUESTIONAR, QUESTIONAR-ME, QUESTIONARMOS!

segunda-feira, janeiro 21, 2013 0 Comments A+ a-


Há quando tempo é que eu não me questionava: "Como é que eu estou?". Parece uma pergunta óbvia, mas a verdade é que não criei esta relação de total cooperação comigo própria, na qual daria tempo a mim própria para me acalmar e restabelecer-me neste momento. E afinal é tão claro para mim que me estou a evitar - e acabo por evitar abrir-me com os outros em total honestidade própria e a ser simples no meu approach. Em vez disso, acabo por trazer à conversa assuntos triviais, conversa fiada, exemplos de sucesso no meu processo que possam compensar os menos eficazes. Não é ridículo? Eu a fugir de mim própria - eu a perder-me de mim própria - eu a procurar-me nos outros através das comparações e julgamentos, quando afinal de contas todas estas máscaras são para tirar. Como é cansativo transportar estas personalidades de um lado para o outro! Habituei-me tanto a elas que nem comigo me tenho permitido ser incondicionalmente honesta - parar, acalmar, respirar e entregar-me, quer seja a escrever, ou a questionar-me, ou a perdoar em voz alta. E estou a carregar estas personalidades por quem? E porquê? Tem sido bem mais fácil culpar a "sociedade", ou as "influências" ou o "passado" mas no entanto, agora está tudo invertido e a resposta está em mim - tenho sido a única responsável por permitir e aceitar usar máscaras e esforçar-me por encaixar cenários de perfeição da mente (minha e dos outros) só para acreditar que está tudo bem, sem ver que com tal esforço eu estou a abusar o meu corpo com a exaustão de controlar tudo à minha volta. Se eu tomar conta de mim, o mundo à minha volta será um espelho de honestidade própria.
Apercebo-me então que no processo de Vida, ou cuido de mim como Vida, ou então estou a descuidar-me da Vida que eu sou. Ao falhar a minha parte, acabo por querer auto-compensar-me ao dar-me aos outros, como se o acto de manter os outros satisfeitos fosse curar a minha insatisfação...

Sintoma 1 a ter em atenção esta semana: O momento em que me disperso e estou literalmente a tentar chegar a todo o lado menos a mim própria, a falar mais rápido ou a ler mais rápido do que aquilo que eu realmente consigo compreender,  e lançar pontos para o ar à espera que estes se abram por magia, em vez de me dar direção com planos de ação para analisar um ponto de cada vez; O momento em que eu acredito nas imagens de perfeição em que estou a agradar os outros, em vez de realmente me questionar sobre aquilo que é o melhor para todos naquele momento e agir de acordo com o senso comum, não com base em imagens de suposta perfeição que nunca corresponde àquilo que realmente acontece.

E tu, já te questionaste hoje como estás em termos gerais neste momento da tua Vida?


Ilustração de Andrew Gable