DIA 187: O vício de "deixar para amanhã"...

segunda-feira, março 25, 2013 0 Comments A+ a-


Apercebo-me que o pensamento do "vou deixar para amanhã" funciona como uma bola de neve de tarefas acumuladas de um dia para o outro, sob a imagem da perfeição de que "amanhã" irei dedicar tempo para "isso". Apercebo-me também que esta conversa na minha mente equivale a varrer o pó para debaixo do tapete somente para não lidar com ele e não tomar a responsabilidade de realmente limpar a sala.
Por experiência própria, este pensamento funciona com base numa projecção/imaginação sem verdadeiro compromisso da minha parte, porque não passa de um desejo/imagen da mente - por exemplo, o desejo de escrever no meu blog todos os dias, ou de acabar um exercício, ou fazer desporto, ou ler, ou acabar uma tarefa no emprego.
É como se inicialmente houvesse um entusiasmo da novidade (fazer uma tarefa nova), depois começasse a entrar no hábito de deixar a tarefa para o dia seguinte, até retomar a iniciativa de cumprir a minha decisão de fazer todas aquelas coisas que eu sei são o melhor para mim.

Um dos pontos a pôr em prática esta semana é colocar um "red flag" de cada vez que o pensamento do "vou deixar isto para amanhã" surge. Vou também aplicar algumas soluções práticas quando adio alguma coisa - por exemplo, em vez de simplesmente "varrer" para o dia seguinte, vou garantir que no meu horário do dia seguinte disponibilizo tempo na agenda para realmente fazer aquilo que eu me propus fazer.
Vejo que se eu me der direção e ajudar-me a parar a bola de neve, acabo por ver que afinal não era assim tão complicado finalizar as tarefas. Agora, e como em tudo, é preciso praticar para aperfeiçoar...